FESTA JUNINA COM SANTA HELENA

Reservamos este espaço para conversamos sobre a sua festa Junina. Entenda tudo sobre a Tradicional Festa de São João e surpreenda com receitas deliciosas!

Uso do amendoim na alimentação de bebês
16 abr

Uso do amendoim na alimentação de bebês

Todo mundo sabe que no primeiro ano de vida de uma criança muitos alimentos devem ser evitados. Amendoim, ovos, leite de vaca, castanhas e frutos do mar são considerados “alergênicos” e recomenda-se que sejam introduzidos na alimentação de crianças depois dos 2 anos de idade.

No entanto, um estudo feito com amendoim mostrou que crianças que iniciam o consumo deste no primeiro ano de vida têm risco 10 vezes menor de desenvolverem alergia alimentar. A pesquisa foi feita comparando crianças judias no Reino Unido e em Israel, já que neste último já é hábito introduzir precocemente o alimento no cardápio dos pequenos.

A explicação é que o sistema imunológico da criança se desenvolve no primeiro ano de vida e quando ela não tem contato com alimentos alergênicos nesta época seu organismo costuma tratar tais alimentos como uma ameaça posteriormente, desenvolvendo a alergia.

Futuramente, pode virar uma prática a introdução destes alimentos “alergênicos” no primeiro ano de vida. Mas ainda são necessários estudos conclusivos. Por enquanto, os pais devem continuar iniciando a alimentação dos filhotes com frutas e vegetais, introduzindo aos poucos outros itens.

Referência: The Journal of Allergy and Clinical Immunology