Todo mundo sabe que no primeiro ano de vida de uma criança muitos alimentos devem ser evitados. Amendoim, ovos, leite de vaca, castanhas e frutos do mar são considerados “alergênicos” e recomenda-se que sejam introduzidos na alimentação de crianças depois dos 2 anos de idade.
No entanto, um estudo feito com amendoim mostrou que crianças que iniciam o consumo deste no primeiro ano de vida têm risco 10 vezes menor de desenvolverem alergia alimentar. A pesquisa foi feita comparando crianças judias no Reino Unido e em Israel, já que neste último já é hábito introduzir precocemente o alimento no cardápio dos pequenos.
A explicação é que o sistema imunológico da criança se desenvolve no primeiro ano de vida e quando ela não tem contato com alimentos alergênicos nesta época seu organismo costuma tratar tais alimentos como uma ameaça posteriormente, desenvolvendo a alergia.
Futuramente, pode virar uma prática a introdução destes alimentos “alergênicos” no primeiro ano de vida. Mas ainda são necessários estudos conclusivos. Por enquanto, os pais devem continuar iniciando a alimentação dos filhotes com frutas e vegetais, introduzindo aos poucos outros itens.
Referência: The Journal of Allergy and Clinical Immunology