FESTA JUNINA COM SANTA HELENA

Reservamos este espaço para conversamos sobre a sua festa Junina. Entenda tudo sobre a Tradicional Festa de São João e surpreenda com receitas deliciosas!

Que comece a Festa Junina!
08 jun

Que comece a Festa Junina!

Migo, só de lembrar que as Festas Juninas estão chegando o coração até sorri de alegria, sô. Mas, vem cá, você sabe as origens dessa festa tão amada? Na verdade, ela foi trazida pelos portugueses lá na época da colonização, mas há indícios que os índios já realizavam festas relacionados à agricultura exatamente na mesma época do ano, com direito a rituais de canto, dança e muuuuita comida. Hoje em dia a Festa Junina é o segundo maior evento festivo do Brasil, homenageando três santos: Santo Antônio, no dia 13; São João, 24 e São Pedro, no dia 29 de junho.

Todo brasileiro sabe que essa época do ano é pura alegria.? Em algumas cidades ainda acontece aquela tradicional Festa Junina com todos os vizinhos na rua, dividindo as tarefas e cada família ajudando com aquilo que pode. Enquanto alguns preparam os enfeites da festa - com balões e bandeirolas -, outros vão tomando conta da comida, decidindo quem será noivo, a noiva, padrinhos, padre etc. Claro que tudo com uma certa organização, as guloseimas ficam por conta das pessoas que gostam de cozinhar, o mastro de São João é feito pelos pais e jovens, a fogueira - montada com galhos de árvores recolhidos nas matas - é montada pelos adultos e quem toca violão, cavaquinho ou sanfona participa do espetáculo.?

Ah, claro, não podemos nos esquecer da parte mais costosa: a quadrilha. Tudo feito com ensaio e cada um escolhendo seu par, inclusive com os pais participando da dança. Que delícia, sô.