DICAS PARA O SEU ARRAIAL
FICAR IRRESISTÍVEL

Você sabe como surgiram as festas juninas? Sabe o que elas significam?

Um pouquinho de cada canto. Assim foi formada a nossa tradicional Festa Junina, que todo ano toma conta de ruas, condomínios, salões e clubes Brasil afora.

Criada inicialmente há centenas de anos na antiga Europa, a Festa Junina era um dos eventos mais importantes dos povos celtas e egípcios, servindo para comemorar o início das colheitas e celebrar a fertilidade das terras.

No Brasil, as Festas Juninas chegaram graças aos portugueses, que aproveitaram para realizar a festividade juntamente com alguns rituais indígenas que também aconteciam em junho e homenageavam a agricultura, o que resultou na inclusão de pratos nativos na tradição, com ingredientes como o milho e a mandioca.

Segundo a religião católica, os 3 santos que são homenageados pelas festas são: no dia 13, Santo Antônio; no dia 24, São João e no dia 29, São Pedro.

Em relação às danças típicas, uma parte veio de tradições francesas (a quadrilha) e outra de Portugal e Espanha (como a dança das fitas).

Depois de aportarem aqui em nosso país, as Festas Juninas ganharam o Brasil inteiro, sendo a região Nordeste o grande destaque, com eventos gigantescos que reúnem milhares de pessoas.

Mas o melhor de tudo nessa história, seja no Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste ou Sudeste, é que as Festas Juninas são perfeitas para todo mundo saborear todas as delícias de amendoim da Santa Helena.